Loja Maçônica Fraternidade e Harmonia

A loja maçônica do rito brasileiro foi um projeto que trouxe um programa extremamente peculiar e prazeroso ao ser desenvolvido. Com uma arquitetura cheia de simbolismos atrelados a maçonaria o projeto se respaldou em três pilares: o pilar da filantropia, o pilar dos ritos e o pilar administrativo. A distribuição destes pilares levou em conta a topografia do terreno e os usos específicos de cada setor.

O terreno natural é triangular com um desnível final de seis metros. Seu vértice inicial é cortado por uma rua não pavimentada que dá acesso a um equipamento urbano da saúde, e também concede acesso ao parque de exposições e ao expominas quando cortado pela Avenida Brasil.  

O templo e o espaço administrativo, chamados de esferas privadas ou privativas, foram deslocados do solo a 5 metros de altura tendo sua principal ligação e ponto de acesso pela Avenida Brasil. Já o pilar filantrópico que tem como função a inclusão social e o desenvolvimento integrado tomou a porção térrea da edificação, com um grande salão e ambientes de apoio.

Vale destacar como os detalhes intrínsecos a linguagem maçônica foram respeitados e concebidos desde suas formas embrionárias. Exemplos são a máscara de proteção da fachada, a tipologia da planta e suas elevações e as tonalidades das cores empregadas.

 

FICHA TÉCNICA

LOJA MAÇÔNICA FRATERNIDADE E HARMONIA INSTITUCIONAL

ÁREA DE PROJETO 780 m²

ANO DO PROJETO 2016

CIDADE SÃO JOÃO DEL REI-MG

Facebook Comments